quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009 começou, mataram o trema e promoveram o hífen

O ano novo já começou polêmico.
Como?
É que, a partir de hoje, entra em vigor a reforma ortográfica, algo criado para "unificar" as nações de língua portuguesa e confundir as pessoas integrantes dessas nações. Acho que todos concordam que a língua portuguesa é a mais complicada do mundo, estudiosos e gênios tem dificuldade pra entender e decorar todas as regras que criaram sobre nosso idioma. Até alguns professores de português precisam dos famosos livros de gramática (aquele tijolo) para consultar às vezes. Pois bem, depois de muitos anos para (tentar) entender um pouco das inúmeras regras do português, eles inventam uma reforma, pra “facilitar”.

O trema não existe mais, pois bem, tenho um cadáver aqui no meu teclado. Palavras como “vôo” e “ crêem” deixam de ser acentuadas. Tudo bem, mas expliquem isso para o Word aqui. As letras K, W e Y voltam para o alfabeto, pobres professores da 1ª série, mas parabéns aos Wellington’s, Yasmin’s, Katianes e etc. Agora tem a letra inicial reconhecida, autenticada e integrante do nosso alfabeto - acho que a Xuxa vai ter que reformular a músicado alfabeto (ta ligado? "a" de amor, "b" de baixinho, "c" de coração...)
Até ai tudo bem. Dá pra assimilar. Faz um dia de luto pro trema, quem sabe um feriado? Pelo menos para a faculdade de Letras. É uma idéia, tudo é razão pra feriado no Brasil. O problema é o hífen. Eu sempre odiei o hífen. Por que ele tem que existir? Mataram o trema, que era tão fácil, tão visível. Mas promoveram o hífen, o vilão da ortografia. Se antes era difícil definir onde ele ia ou não, agora ficou mais difícil ainda! Vejam só, microondas tem hífen! Microondas! Autoestrada ficou assim. Sobre acento agudo eu nem quero comentar. Ele e eu não somos muito próximos. Meu nome, Fabio, é sem acento, quando deveria ser com acento. Portanto, o agudo e eu nunca nos batemos mesmo.

Eu sempre gostei de trabalhar com as palavras. Comecei a estudar Publicidade para trabalhar na redação, diferentemente da maioria dos meus colegas que adoram trabalhar com imagem. O fato é que eu sempre achei que a ortografia é um vilão para os grandes escritores. O L.F. Veríssimo já falou sobre isso, admitiu que não sabe nada das regras do português. Acho que se nos preocupamos com isso acabamos travando o pensamento, perdendo a liberdade.

Entendo essa reforma, acho válida, se a intenção é realmente "unir" as naçõs - o que não acredito muito. Não há muito que fazer, a não ser se adaptar a ela. Só acho que poderiam ter mais sensibilidade, fazer uma mudança mais sutil, mais gradual, aos poucos. Pobres estudantes e professores. Os primeiros não vão saber o que responder ou como escrever, já os professores vão ter sérias dúvidas na hora de corrigir ou de escrever um texto. E o vestibular? E os concursos públicos?

Bom, já estamos em 2009, faz um dia lindo la fora, não da mais pra ficar no computador, muito menos escrevendo sobre ortografia. Acho que vou la curtir uma piscina, tomar uma limonada e bolar uma carta para sugerir uma nova reforma. É, vou tentar matar a crase e 3 dos 4 porques.

Ta tocando no iPod: Seja Até O Fim – Moptop

20 comentários:

  1. E aí meu camarada!

    Acho que vai ser melhor sim, vamos deixar de usar algns acentos que jamais usamos, e incluir letras que sempre usamos...estranho né?..rs


    www.olhaquemaneiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. hahahaha
    o unico problema nisso, é q teremos q nos ferrar de estudar para os concursos públicos rsrsrs
    =ppp

    abs

    ResponderExcluir
  3. "O trema não existe mais, pois bem, tenho um cadáver aqui no meu teclado."

    kkkkkk..
    bem legal o que você escreve, véio.

    www.penseiescrevi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. heheehehehehehehe
    ótimo post, e essa reforma não se ajuda ou se prejudica, vai sabe, num tive oportunidade ainda de conhecer as novas regras, mas irei atrás =]

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Feliz 2009.

    Eu, particularmente, sou contra a reforma. Tarde demais né?!

    Acho a reforma mais relacionada ao financeiro do que qualquer outra coisa. Mas o que é pior: meu pai escreve de um jeito, eu do outro e meu filho vai aprender ainda uma nova forma. Isso não facilita muito. Já é difícil ler Machado e Graciliano hoje... Daqui a pouco vai ser difícil ler Paulo Coelho =S

    ResponderExcluir
  6. Como você escreve bem.
    Agora vou ter que aprender português de novo? Foi tão difícil da primeira vez.
    Podiam tirar todos os acentos, porque por exemplo, aqui no Japão, qualquer teclado sem configurações está todo fora de ordem, e fica muito difícil colocar acentos.
    E realmente é a língua mais difícil do mundo, ainda bem que, eu sabendo dessa agora fica mais fácil aprender as outras.

    Admiro muito as pessoas que cuidam dos animais, que bom que você faz isso, parabéns! Você merece um 2009 daqueles muito bons, beijos.

    ResponderExcluir
  7. tambem sou originario da publicidade mas quando eu vi que tinha que dar a bunda pro diabo ficou dificil de me colocar novamente. eu ja estrupei o portugues...agora mataram. paciencia. abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. DESAPROVADA a nova regra da gramática. Eu me sinto como se tivesse de voltar para a primeira série. Começar 2009 tendo que aprender português de novo... não é boa, definitivamente.

    ResponderExcluir
  9. Eu não vou superar a queda do trema!
    E micro-ondas pra mim nem faz tanto sentido;

    ResponderExcluir
  10. eu li o post (meia-verdade << é assim que escreve né? jah que o ífem foi promovido auhauhau)

    mano tu eh um terrorista, por que você quer matar os porques? kKkk

    abraço


    http://paranoiaelucidez.blogspot.com/


    Participando do concurso TOP 30, se você curtir o blog e quiser ajudar VOTE na gente (é só clicar na imagem do top 30 e confirmar o voto) agradeço desde já

    ResponderExcluir
  11. ISSO JA EMBARALHOU TODA MINHA CABEÇA
    VO T Q APRENDER D NOVO

    ResponderExcluir
  12. Rapá, vc dá uma pequena aula nesta postagem, valeu hein!
    Olha, vou ficar ligado neste tema, acho que explorá-lo pode ser um excelente negócio $$$ :)))
    E eh isso aih, Fabio, um excelente 2009 a vc!
    J.W.

    ResponderExcluir
  13. opa, primeira vez aqui nesse blog.
    ta bem legal, gostei do layout

    boa sorte e feliz 2009.
    assim que puder de uma passada no meu. xD

    abraço

    ResponderExcluir
  14. Quer saber? Eu nem usava 'trema' mesmo, rss...
    Agora, que vai ser complicado aprender as novas regras, isso vai.

    Mas, temos quatro anos, para nos habituarmos.

    Azaleia, não tem mais acento rss...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. pobre trema...

    um minuto de silêncio para ele

    ....


    ideia tbm não tem mais acento

    ResponderExcluir
  16. huhauhauhau
    quer ajuda pra tentar matar as regras dos poquês??

    Adorei o texto... só não gosto mesmo dessas novas regras, era horrível decorá-las, imagina agora! cada dia tomo mais repugnância de gramática...

    ResponderExcluir
  17. voltando aqui o,Ó

    agradecer pelo voto/comentário lah no paranóia e lucidez

    abraço

    http://paranoiaelucidez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Não sou muito a favor desse acordo ortográfico, pois mesmo com ele em vigor, não haverá união alguma (visto que autores brasileiros ainda terão seus livros traduzidos para o Português Europeu antes de serm publicados em Portugal).
    As regras sobre acentuação gráfica e o fim do trema (por mais que eu gostasse de usá-lo) foram grandes facilitadores, entretanto, a questão do hífen tornou as coisas (antes,já difíceis) muito mais complicadas. Temo pelos alunos de ensino fundamental e médio, bem como seus professores de língua portuguesa que, após anos utilizando-se de um método de ensino, terão de reformular anos de prática e recomeçar.

    ----

    Obrigado por visitar meu blog. Gostei muito do sua forma de escrever, tratando de um assunto (revoltante,) importante e sério, mas com um toque de humor e uma leveza atípicas de um tema tão complicado. Parabéns!

    http://clik.to/otherside

    ResponderExcluir
  19. Então! E agora o vestibular e os concursos vão exigir isso desde quando!?
    sei lá, ler linguiça ficou meio que engiçado; Eu gostava do português porque do jeito que escrevia se falava, e agora como alguns futuros estudantes vão começar a errar a falar quando lerem: aguenta aí, Aquifero Guarani, Equino, e por aí vai!
    E quando a palavra for minissaia e agente ficar meio com a saia justa porque tudo mudou agora.

    huahua,

    http://INDICOESSE.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei do post, só não concordo que português seja a língua mais difícil do mundo. É só dar uma olhadinha no francês pra ver que é mais complicado. E o que dizer do chinês?

    O que eu não gostei da reforma é que nem todas as regras são pra simplificar! Tem umas regras que ficaram mais difíceis, como a queda do trema! E vocês viram que "herói" continua com acento (por ser oxítona) e "heroico" perdeu o acento (por ser paroxítona)?

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.