quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Salgueiro Campeão!


"O som do meu tambor ecoa, ecoa pelo ar
E faz meu coração com emoção pulsar!
Invade a alma, alucina
É vida, força e vibração!
Vai meu Salgueiro... Salgueiro..."
Sem perguntas. Não, por favor, não me perguntem o porque sou torcedor do Salgueiro. Simplesmente sou. É a contradição da minha vida. Eu um gremista fanático sou torcedor de uma escola cujo as cores são vermelho e branco. Eu, que durante muitos anos detestei a festa profana , me entreguei a ela. Sei lá porque sou Salgueiro, a cho que simpatizo com ela pelos sambas enredos históricos que ela já trouxe pra Avenida ou por ela não ser "nem melhor, nem pior, apenas uma escola diferente". E, vamos combinar, ele mereceu. Trouxe um tema bem criativo: o tambor. Soube com maestria mostrar a importância do tambor para diferentes culturas e civilizações. Além de contar com um samba enredo popular e que, como sempre, caiu no gosto da galera. Parabéns a toda comunidade a aos torcedores do Salgueiro!
Falo brevemente sobre o Carnaval...
Sim, o Brasil é um país pobre e que para tudo no Carnaval. Mas, não culpem o Carnaval pelos fracassos do país. Não, isso não tem nada a ver. A culpa de nossas frustrações é nossa. A culpa é por votarmos de olhos fechados e sem muito interesse, tanto que nem lembramos qual foi o Deputado ou Vereador que ajudamos, ou não, a eleger na última eleição. A culpa é do adolescente que consome drogas e ajuda patrocinar o tráfico e a violência ou do empresário que sonega imposto. Somos um país de culpados, onde o maior culpado é a multidão, mas ela não tem cara e coração como diria Mano Brown. Ou seja, no fim da contas a culpa é de todo mundo, mas acaba sendo de ninguém.
Só tirem o Carnaval dessa. O Carnaval é só um breve sorriso do povo. É algo até inocente se colocado nesse contexto. Não é só mulher pelada e sacanagem como alegam alguns. Carnaval é cultura, as escolas trazem temas históricos, refletem sobre eles e criam coisas fabulosas em pouco tempo. Fosse na tal de Holywood ou em algum país da Europa, seria uma coisa de primeiro mundo. Mas, sendo no Brasil é chinelagem.
(Fim do protesto)
Estou feliz e zangado. Feliz porque o Salgueiro ganhou e acabou com o reinado da Beija-Flor e zangado porque todos anos eu acompanhei a apuração atentamente e nunca do Salgueiro ganhar. Hoje eu não pude ver. Justo hoje!
Concluindo brevemente e sem muita explicação: sou tremendo pé frio.
Ta tocando no iPod: Stir It Up - Bob Marley

10 comentários:

  1. Eu também estou feliz e zangada!
    Zangada porque a Beija-flor perdeu (por favor, não me pergunte porque eu sou beija-flor). E feliz porque não vi o desfiele esse ano. A gente não ganhou mesmo então tudo bem!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Sim sim! É seu também, claro!

    ps: aihh! Você tava ouvindo Bob *-*

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa eu posso dizer até com orgulho: eu sempre tomei muito cuidado pra votar, chegava até a visitar sites e assistir o máximo que podia do horário político. Daí o Lula conseguiu, mas eu não ajudei ele a chegar lá. rs.
    Durmo em paz.

    ResponderExcluir
  4. Oiiii.......
    ah somos dois gremistas fanáticos, mas nõ sou salgueiro não, mas não pergunte o motivo, ok???

    ResponderExcluir
  5. Olha, vou ser sincero: achei o tambor um tema tão sem graça. Mas considere que eu não entendo de carnaval - pelo menos não o do samba - e que esta é uma mera impressão de leigo.

    E isso nem é ser mau perdedor não, porque eu não torço por nenhuma escola. Apenas digo, ao ver a reportagem na tevê - porque eu também não assisto ao desfile - se achei interessante ou não.

    Mas também considere que, não tendo visto o desfile, não sei se os outros temas, das outras escolas, foram melhores ou não.

    Enfim: praticamente desconsidere minha opinião superficial.

    Agora, quanto ao teu protesto: aprovado! Não sou um dos que mais curtem o Carnaval, mas reconheço nele uma importante manifestação cultural, de tão longa data e de tanta importância pela sua proposta de inversão da ordem. Os reis, em fevereiro, são do povo.

    Quanto à temperatura de teu pé, que isso! Eu não acredito nestas coisas não. Pra mim, foi coincidência.

    Falou!

    ResponderExcluir
  6. Não torço pra nenhuma escola, alias, não curto carnaval... a unica coisa boa é o feriado!
    Ah, mas parabéns pro Salgueiro!
    hahaha
    _
    sim, a felicidade as vezes é tão bem acumulada, que acaba nos atingindo em cheio!
    Adoro isso!
    haha
    Minha foto? Pq? :D

    ResponderExcluir
  7. Cara, sou torcedor convicto da Imperatriz (aliás um absurdo uma colocação tão baixa esse ano), mas fiquei feliz com a vitória do Salgueiro. Porque? Bom, é meio irracional para um torcedor, mas de fato, dos desfiles que eu vi, o do Salgueiro foi o melhor, o mais vibrante e criativo. E, é claro, quebrando o reinado da Beija-Flor, tudo está valendo. Parabéns a sua escola e a essa festa linda que é o Carnaval no Brasil, muito contundente seu protesto (e muito bom gosto musical, como sempre).

    abraços
    http://filme-pipoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Cara, não sei se você já viu, mas acabei de postar no meu blog um selo que recebi, chamado selo Laranja, e indiquei o seu blog para recebê-lo também! Já comentei nesse post, mas passa lá para dar uma olhada!

    abraços
    http://esovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Tem meme esperando por você!
    Kisses.

    www.bsalgada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não sei o que é melçhor, o Salgueiro Campeão ou a Beija perdendo. Esse ano o Salgueiro veio perfeito.

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.