sábado, 14 de fevereiro de 2009

Um pouco de música...

Uma vez eu reclamei aqui no blog sobre uma crise de criatividade que estava tornando quase impossível a tarefa de postar alguma coisa útil (ou inútil). Pois bem, eis que recebi alguns bons comentários que sugeriam que eu buscasse inspiração na música, que era uma técnica interessante e que sempre funcionava.
Não sou um cara fechado. Resolvi experimentar os conselhos e o pior que era verdade. Música é algo que realmente traz inspiração, faz com que ideias legais (ou não) transitem pelo nosso pensamento.
Eu sou um cara que gosto muito de música, não me limita a um estilo, gosto de ouvir de tudo. Do funk a bossa nova ou do rock ao hip hop. Até sertanejo eu já ouvi e gostei. Não tenho preconceitos, afinal sou um camaleão. Por isso decidi que vou escrever um pouco sobre música aqui no blog, trazer um pouco das coisas que eu escuto. Quero pelo menos uma vez por mês citar algum artista, banda ou estilo que estão fazendo a minha cabeça.
Minha mãe sempre me ensinou a deixar as mulheres sempre passarem na frente, é educado. Portanto começo essa fase "Rolling Stone" do blog com uma artista que ultimamente escuto demais e que muitos não devem conhecer: Julieta Venegas.
Julieta Venegas
Falar sobre música latina é complicado. Pouca gente conhece, geralmente existe um preconceito que evita um maior conhecimento e é difícil convencer o contrário. Vou tentar.
Uma vez, uma amiga argentina (sim eu tenho muitos amigos na Argentina), me mandou uma música da Julieta Venegas era o hit "Limon y Sal". Primeiro veio o preconceito: que nome esquisito para uma música. Depois veio a descoberta: Uau! O pior é que gostei dessa música. Daí pedi mais e ela me mandou outro hit da tal cantora: Me Voy. Adorei! Era um pop bem feito, uma melodia que colava no ouvido e ficava na cabeça. Meu portuñol foi se desenvolvendo e lá estava eu cantando aquelas músicas. Pensei que Julieta era da Argentina, quando fui para Buenos Aires pensei em comprar um cd dela lá na sua "terra natal". Comprei uma coletânea para não ter erro. Mas vi que tinha um CD acústico recém lançado da moça. Descobri então que ela era mexicana, mas, mesmo assim, suas músicas foram a trilha sonora daquela maravilhosa viagem. Sempre que escuto Julieta Venegas me lembro dos bons momentos que passei em Buenos Aires - maldito cérebro e suas relações de cunho duvidoso - afinal ela é mexicana poxa! mas não adianta, não entra na cabeça.
Vou destacar o CD acústico, muito bem feito, com ótimos arranjos e um belo uso de um instrumento pouco comum para a música pop: o acordeom. O formato acústico caiu como uma luva para Julieta. Sua voz é agradável e suas músicas são doces. É daqueles CDs que você coloca para relaxar, se animar e SE INSPIRAR! Claro, para nós brasileiros no início soa meio estranho, é algo diferente do que estamos acostumados a ouvir, ainda tem aquele tal maldito preconceito! Aliás, é incrível que ela tenha um sucesso internacional interessante e quase ninguém conheça sua música por aqui. Geralmente quando falo dela, me deparo com aquela cara de "quem?" das pessoas. As vezes eu escuto um "ahh a moça que cantou no acústico do Lenine", mas isso é realmente difícil de ouvir.
Por sorte ainda há uma esperança para a entrada de JV no mercado nacional dentro do próprio CD acústico - a participação da maravilhosa Marisa Monte na canção Ilusion. Aliás, essa é uma das 4 inéditas lançadas no álbum e, na minha opinião, o grande destaque - linda demais essa canção! Dentro desse quadro de músicas inéditas destaco a música El Presente, que anda tocando demais no meu iPod.
Enfim, recomendo que quem não conhece procure ouvir um pouco pra ver se curte ou não. Prestem atenção na melodia, nas letras (são lindas) e no estilo diferenciado de pop que ela oferece. Clicando aqui você vai para o my space dela e pode ter alguma amostra do talento dela (além dos links que eu deixei no nome das músicas que destaquei). Prefiro não colocar link para o cd completo, para não ter possíveis problemas no blog e também porque sou meio contra a pirataria, principalmente quando ocorre com algum artista que gosto.

Ta tocando no iPod: El Presente - Julieta Venegas

20 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DO BLOG, PARABÉNS E CONTINUE ASSIM, RSRS

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã da Julieta!
    Minha música preferida é: Algo esta cambiando.
    Legal o post! Tem muita música boa, acho os clipes dela bem diferentes também e divertidos.
    Veja no Youtube.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Se curte Julieta tem que conhecer o Jorge Drexler!

    Acho até melhor.
    Belo Blog!

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. eu curto mais rock nacional..

    mas vlw a dica..vo passar a conhecer ela!=D

    ResponderExcluir
  5. Vou baixar as musicas dessa moça que vc sugeriu... Aconselho também a ouvir Jonh Legend... é um R&B saldável e agradável... Não é como Ne Yo e Chris Brown... Parabéns pelo blog... Só seha mais breve nas suas postagens... As vezes se torna chato ler um texto enorme...

    ResponderExcluir
  6. Eu também tenho lá os meus gostos musicais camaleônicos: vou de Zé Ramalho e Alceu valença até Queen e Pink Floyd... Não tenho preferência de estilo e nem me importo de ouvir ou não as músicas da moda, mas sim as músicas de que gosto.

    Quanto à artista citada, realmente, não conheço. Mas vou fazê-lo agora mesmo, assim que os vídeos que você indicou carregarem. :)

    ResponderExcluir
  7. Valeu, mas ja conheço o trabalho do John Legend, tenho um cd dele, mto bom mesmo!

    creio que escrever menos vai ser impossível...não é algo que eu controle, eu simplesmente escrevo, me faz bem escrever, se eu me politizar para agradar uma gama de leitores estarei indo contra meus princípios, estarei enganando a mim mesmo - e não é isso que quero

    o layout do blog não ajuda mto, ele aperta o texto e da a impressão que ele é enorme...mas fazer o que...paciência, quem tiver leia! ler faz bem

    ResponderExcluir
  8. Legal essa sua proposta de falar das músicas que você gosta! Eu ainda não conheço essa moça daí, quem sabe eu goste!

    Mas hoje, em especial, eu vim aqui dizer muito obrigada por seus comentários lá no blog! É sempre bom ver comentários de verdade, que me incentivam a continuar com o de férias!

    Um BEijo;*

    ResponderExcluir
  9. Isso aí colega! Ñ a pirataria!

    Eu também tenho gostou bem diversificados p/ música, sou do gênero eclética ...

    Estou escutando esta "El Presente" legal mesm, quantas coisas a gente deixa de conhecer por culpa desse tal preconceito ...
    Adoro músicas mexicanas, espanholas; agora o q ñ me desce mesm entre elas é o RBD.

    10 d+ esse lugar aqui!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito surpresa ao ver a Julieta no post! Amooo Julieta Venegas, e fiquei de cara com a cara de porta do público brasileiro no último programa q ela fez, o Altas Horas... Ela já cantou com o Lenine, uma música linda! também tem uma versão (maldito país das "versões") da música lento em português... enfim, que bom q vc falou um pouco mais sobre essa cantora que adoroooo...

    ResponderExcluir
  11. Música, minha paixão! não dá pra passar um dia sem ter ouvido ou ter pensado em alguma música, vc já reparou?? Seja numa comercial na TV, na abertura do jornal nacional, nas cenas de um filme... Ou seja... Música é um bem necessário! Vc continuará tendo sucesso se sempre falar de música..hehe Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  12. nem me fale!
    a cara de bunda do público do altas hroas me deu nos nervos! pior eram os convidados!!!!

    que bom que to encontrando fãs de julieta!!! ontem comprei o cd acustico original - demorou pra sair por aqui! ontem achei!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Fábio!

    Você escreve muito bem sobre música e faz uma crítica embasada sobre a obra. Conheci a Julieta Venegas já algum tempo, pois gosto de alguns artistas mexicanos e sempre estou pesquisando novidades musicais de lá no esmas.com - é como se fosse a nossa Globo.Com...rs.

    A JV também canta no Cd do Lenine, a música "Miedo" - que eu recomendo, por sinal.

    Abração

    ResponderExcluir
  14. Essa tua postagem me deu vontade de conhcer a artista. Exclente postagem!

    Acho que essa coisa de "preconceito musical" acontece muito pelo fato de as pessoas terem medo de aceitar o novo, de ouvirem uma coisa e acabarem gostando. Pior que isso é quem sofre da síndrome underground, que conhece algo novo e não compartilha com ninguém, com medo de que se popularize, o que é extremamente sem sentido.

    ResponderExcluir
  15. Que bom que vc é aberto a idéias

    Eu conheço o som dela e é bastante sofisticado

    Eu gosto!

    ResponderExcluir
  16. kra, vou procurar conhecer as músicas dela, naum tenho preconceito nenhum com músika latina, tanto que cantoras como Belinda e Shakira (na fase em espanhol mesmo) estão entre minhas preferidas, eh uma pena que naum possa conhecer outras pela falta de divulgação do estilo...

    mas viw, se vc conhece (e gosta, é claro), fala um pouco aí da Dido, é uma cantora que pouca gente conhece e q tem músicas lindas... se vc naum conhece, fica minha dica...

    abraços
    http://filme-pipoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. brother..
    também escuto de tudo.
    mas não tudo não..
    tem estilo que quando escuto já dá dor de cabeça..
    bom, legal seu blog..

    agora, eu , antes de escrever em meu antigo caderno rascunhado do ano passado do ano escolar, eu: pego o celular, conecto o fone, e boto pra tocar, assim eu consigo escrever bem melhor, eu acho, ou bem pior.
    escuto muito psy,rock, e etc..

    passarei aqui mais vezes, se eu lembrar, abraço


    escutando agora: Florescent Adolescent-Arctic Monkeys
    te recomendo
    :0

    ResponderExcluir
  18. irei ouvir essa cantora indicada, adoro conhecer musicas novas e voce me parece ter bom gosto musical, tirando as coisas que eu me limito a escutar! hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, parceiro! Olha, estou ouvindo as músicas dela e estou gostando bastante. É bem gostoso o som dela, né? No início me lembrou Rita Lee... Mas só o comecinho de "Limon Y Sal"... Vou procurar outras músicas e baixar o acústico. Depois venho falar do que achei! ;-)

    Claro que mando o código. Desculpe, mas com essa correria, esqueci completamente! Me passe o seu e-mail para eu te passar ele inteiro... Por comentário ficaria meio estranho! Hihi!

    Beijo grande e obrigada pela dica da cantora argentina... Oops! Mexicana!

    ;*

    ResponderExcluir
  20. Adoro música latina e em especial a portenha.
    Não conheço essa Julieta Venegas mas já estou procurando rpa baixar as músicas dela
    Podem até criticar meu gosto musical mas adoro Valeria Lynch e La Mona Gimenez, este toca cuarteto e é bem regional, de Córdoba.

    Adorei a maniera como escreve e vou linkar no meu.

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.