domingo, 8 de março de 2009

O enigma de Eva

Desde o princípio o homem conta histórias.
Uma das mais famosas, é a da Criação (no livro Gênesis da Bíblia) , a primeira história machista do mundo. Nessa história o homem surge primeiro do que a mulher (porque se somos frutos delas?) e a mulher faz a primeira cagada do mundo, condenando a humanidade a viver nas sombras em busca do Éden perdido.
Pobre Eva, sempre condenada, sempre culpada e assim será para o sempre, até que os dias acabem. A tarefa mais fácil do mundo é achar defeitos nas mulheres e a mais difícil é entende-los.
Será que ninguém pensa que o safado do Adão pediu para a Eva pegar a maçã? Será que ninguém cogita a possibilidade de o Adão ter mordido a maçã e ter colocado a culpa na Eva? Será que não foi esse o primeiro pecado do mundo e que é cometido até hoje?
Eva não morreu, ela segue sua luta diaria para provar que não mordeu o fruto. Foi perseguida e humilhada na Inquisição, queimou sutiãs como sinal de liberdade, chorou por baixo da burca no Afeganistão, lutou pela aprovação da Lei Maria da Penha, sofre nos finais de novela e chora em comédias românticas bobas. Eva é vaidosa, gosta de comprar sapatos parecidos, mas de cores diferentes. Gosta de se sentir amada e de sonhar com um príncipe que sabe que não existe. Ela é confusa, ama e odeia com a mesma intencidade e sofre por isso.
Eva é mãe, é amante, é companheira e adora dançar. Se sente gorda em dias quentes e magra em dias frios. Sonha nas noites de chuva e acorda na madrugada. Eva tem TPM e sangra durante 5 dias. Ela vive tentando provar que é capaz e quando consegue algo, continua tendo que provar.
Mas ela é forte, sobrevive a disconfiança, mas odeia o preconceito.
O preconceito a persegue, mas ela segue lutando. Adão não entende ou não procura entender. Pra ele a culpa vai ser sempre de Eva.
Admiro Eva, ela está em todas mentes femininas, sufocada num grito de inocência.
Feliz dia da mulher.
Ta tocando no Ipod: Video - India Arie

10 comentários:

  1. Fábio! Que lindo texto! E não estou falando apenas por ser mulher. É bonito porque você transmite uma sensibilidade, uma... Nossa, nem sei o que dizer! Volto depois com um comentário bom.

    Obrigada!
    BEijo;*

    ResponderExcluir
  2. Ainda que eu acreditasse na história do Gênises, não acreditaria integralmente. Agora, para que não entremos em questões religiosas, digo o que é evidente: desde a época do surgimento das Sagradas Escrituras, a mulher é minimizada.

    Mas, poxa, basta analisar o que estudamos na Biologia para provar que sexo frágil somos nós, homens. É o zangão que morre depois do ato reprodutivo e não a Rainha. Basta a fêmea para que ocorra a partenogênese, em que o desenvolvimento embrionário sucede sem a presença do macho...

    Enfim. Esse preconceito, como tantos outros, foram herdados de muito tempo atrás, são infundados e injustos.

    Às mulheres, sempre belas e incompreendidas como Capitu, anos e anos de comemoração e não apenas um dia.

    Bom texto!

    ResponderExcluir
  3. Cara! O texto ficou demais. Falou tudo, meu caro! E parabéns ao Vinícius pelo belo comentário.

    Abração!

    Pedro Antônio - A TORRE MÁGICA - www.atorremagica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Dogmas, dogmas, dogmas.
    Hoje, por conscidência, conversava com uma amiga sobre adão, eva e incesto.

    Pq veio adão, dele veio eva, dos dois Caim e Abel e...
    Devo confessar minha ignorância sobre como chegamos a este número de bilhões no mundo de hoje se não fosse um dos filhos dando um pega na mãe...

    Bom, se souber como foi esta história, explique para este pagão.
    Antes que, já com tanta gente, eu seja excomungado (rs)

    Parabéns pelo Blog.
    e se puder, apareça:

    http://martonolympio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Muito bonito o texto.. adorei de verdade, simples e verdadeiro! Parabéns, eu me emocionei! :)

    alias, ja te adicionei!

    ResponderExcluir
  6. amigo pagão,
    o Velho Testamento da Bíblia é repleto de fábulas e contos. Adão e Eva são simbólicos, são símbolos dos primeiros humanos na Terra, do primeiro pecado - que atribuiram a mulher...

    Mas é só simbólico.
    Cain e Abel também são.

    A Bíblia foi escrita por muitas pessoas, na maioria das vezes ela traz mensagens lindas, mas acho q algumas são carregadas demais, essa de Adão e Eva eu acho extremamente machista.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente... o tempo nunca é o suficiente para as nossas ambições.. realmente!

    O que achou do meu layout? :DD

    ResponderExcluir
  8. Muito bem falado, conciso e oportuno como sempre, confesso que não entendo as mulheres, mas não por isso deixo de respoeitá-las e admirá-las. Desculpe sempre puxar para o assunto do cinema, mas afinal é sobre o que eu (acho que) sei falar. Mas enfim, como uma pessoa que assiste muitos filmes, alguns dos meus maiores ídolos nessa área são mulheres. Gente como Nicole Kidman, Meryl Streep, Maggie Gyllenhaal, Sofia Coppola. Mulheres que provam que o talento é o que verdadeiramente vale na hora de se destacar como elas fizeram. Cada uma a sua medida, são Evas-heroínas disponíveis na prateleira de qualquer locadora (por favor não me entendam mal). Notáveis elas são, essas mulheres que nos cercam.

    Abraços
    http://filme-pipoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post, tem toda razão e você tem a mente muito aberta para expor dessa forma.
    Mas essas histórias certamente foram tocadas pelo homem e não temos certeza de que tudo que dizem na Bíblia aconteceu.

    E olha que o blog merece selos hein, pode deixar o próximo que ganhar vai pra você.

    Um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.