terça-feira, 2 de junho de 2009

Entre sorrisos e lágrimas

Dois fatos distintos ocorreram nos últimos dias. Um alegre (pra alguns): anúncio das sedes da Copa. O outro extremamente triste: o sumiço do Airbus que ia do Brasil pra França.


A Copa do Mundo é nossa
Brasileiro ama futebol.
Eu, como brasileiro que sou, amo futebol.
Não consigo explicar o motivo deste amor quase desesperador. É um amor sem limite, bonito porque não tem explicação. O fato é que teremos Copa no Brasil em 2014. E Porto Algre vai ser uma das sedes (juntamente com Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Salvador, Fortaleza, Recife e Natal)!
Fiquei muito feliz com o anúncio. Pra ser sincero nem é por sediar jogos da Copa. Imagina a fortuna que não deve ser um ingresso pra um jogo? Claro que vou tentar ir, afinal é uma chance quase única. Mas é provável que eu veja pela televisão mesmo.
Minha felicidade se deve ao fato da Copa ser um evento grandioso, que traz investimentos significativos para sua Sede. Como iremos receber uma Copa sem segurança nas ruas? COm pichações nos prédios? Com um trânsito caótico? Sem opções de lazer para os turistas?
Em Porto Alegre se fala na construção do lendário metrô subterrâneo. Se fala em muito investimentos que há muito tempo deveriam ser feitos. É uma pena depender da Copa pra que eles ocorram.
Eu sou otimista. Acredito que teremos um novo país (até mesmo as cidades que ficaram de fora devem receber investimentos) dentro de poucos anos. Agora é cruzar os dedos e ficar atento para que não ocorra aqueles famosos desvios de verba que os "federais" adoram fazer.
Airbus da Air France
É um assunto delicado de falar.
Eu acho lindo andar de avião, ver as nuvens de perto e as cidades de longe. Mas morro de medo. Um pesadelo pra mim. Fico muito nervoso, rezo pra chegar logo ao solo (com segurança né). Por isso eu pergunto: Até quando vamos conviver com acidentes? Com quedas e sumiços de aviões? Agora foi um de alta tecnologia. Qual a explicação? É quase um por ano.
Sinceramente espero que algum milagre aconteça neste caso.
Vou rezar. É o que resta a fazer.
Ta tocando no iPod: Jesus Chorou - Racionais Mc's

3 comentários:

  1. Futebol é uma das minhas maiores paixões. Está na minha dieta vital. Eu quase choro só de imaginar ouvir o hino do Brasil cantado (mesmo que erradamente) por vários e vários brasileiros aqui, no país do futebol. Eu amo o Brasil, eu amo futebol e eu amo o meu amor por tudo isso.

    Agora, quanto ao acidente... Sinto um pesar enorme. O pessoal lá na França já está fazendo celebrações solenes e prestando homenagem aos passageiros e familiares... É preciso pedir mais do que um milagre. "/

    ResponderExcluir
  2. Cara, a Copa do Mundo no Brasil é uma das maiores conquistas do nosso país em anos. É um sonho receber um evento tão grandioso, um que vai demonstrar que, acima de tudo,o brasileiro segue em frente. Podemos ter um índice de pobreza absurdo e políticos que não cumprem com seu dever, mas ainda somos um país forte, importante, destacado... unido. Apesar de sermos tão diferentes.

    Agora, Air France... cara, nem sei o que dizer, provevelmente foi uma das tragédias mais curiosas e estranhas que aconteceram nos últimos anos. O avião simplesmente sumiu! Já vimos alguns entrarem dentro de prédios, derrubarem monumentos históricos, desmatarem na queda uma boa parte da Amazônia... mas, desaparecer? Simples assim? Misterioso.

    Enfim, abraço. rs

    ResponderExcluir
  3. Honestamente, aonde a Copa será melhor celebrada do que no país do futebol?

    Além do fato do nosso amor pelo futebol, da garra do brasileiro, da terra de onde saem os melhores jogadores... aproveitarem esse fato para melhorar nosso país!

    Tem como ser melhor? :)

    ADORO o que você escreve!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.