terça-feira, 29 de setembro de 2009

Filme ruim? Não com Denzel.

Na vida temos pouquíssimas certezas. Na verdade, ouve-se muito que só há uma: a morte. Mas eu defendo a tese que os impostos também devem fazer parte desta curtíssima lista. Porém, há certezas pessoais, que você vai adquirindo ao longo da existência. Eu tenho algumas e uma delas é: Denzel Washington não faz filme ruim. Aliás, ele pode até fazer algum filme com o roteiro ruim, mas sua presença é tão carismática que esquecemos esse detalhe. Até quando foi vilão (Dia de Treinamento) ele foi carismático – e olha que ele fez um excelente e odioso vilão.
Não sou um excelente crítico de cinema, até porque sou muito fã de blockbuster pra ser um, então talvez minha avaliação não seja a mais ideal. Na verdade, eu detesto ler resenhas feitas pela maioria críticos de cinema (os de música também). É impressionante o mau humor e o detalhismo com que eles tratam o assunto, parece que sua maior tarefa é esculhambar com os filmes ou quebrar a magia que há em torno deles. Às vezes eles encontram vários defeitos (alguns inexistentes) nos meus filmes preferidos e tiram um pouco do meu encanto sobre eles. Antigamente eu cometia o erro de ler a crítica antes de ver o filme. Era fatal. Quase sempre eu enxergava o que eles tinham enxergado. Saia frustrado. Sorte que consegui me livrar desta mania. Claro que leio aqueles críticos que conseguem ver aspectos positivos e não criam limitações do tipo “nenhum filme de Hollywood presta”.
Bom, o fato é que assisti ao ótimo “Seqüestro do Metrô 123”. Não é o melhor filme do Denzel, até porque ele tem muitos filmes excelentes, mas é um filmaço pra quem curte aquela tensão urbana típica de filmes rodados em Nova Iorque. O legal é que o herói é uma pessoa comum, com defeitos e problemas cotidianos. É possível se identificar e até entender esses problemas. Até o John Travolta estava bem – e olha que faz tempo que ele não acerta um bom filme (efeito Denzel?) – fazendo o papel de um vilão inconseqüente e extremamente confuso. Não há nenhuma genialidade no roteiro, mas o clima de “será-que-vai-dar” garante uma boa diversão para quem assiste. Lembrando que esta é a minha humilde opinião, jamais leve ela muito a sério.

Ta tocando no iPod: 99 Problem’s – Jay-Z

3 comentários:

  1. ah, eu adoro frio... d vdd!

    qdo ta frio em SP assim 6º pela manha nhaaaaaaaaa adoro...

    e meu, morro d inveja da galera do sul mque pode desfrutar muiiiito do frio!

    mas td bem , num troco SP por nada!

    e o calor, a gnt acostuma, xinga e reclama, mas troca rsr, nao trroco por nada!

    =*

    ResponderExcluir
  2. Não vi esse filme ainda, mas é bem verdade que Denzel não se mete em filme ruim. Especialmente como parceiro habitual de Tony Scott, o irmão mais novo, menos talentoso e ainda assim genial do mestre Ridley Scott. Ele é diretor desse filme, do "Déja Vu", do "Chamas da Vingança" e de mais alguns do Denzel ainda, ótimo diretor, o cara manja muito de técnica, e msmo que ele não saiba conduzir uma narrativa com a excelência do irmão, ainda vale a pena.

    Quanto ao seu parágrafo "sou humilde, não sou crítico", pode relaxar que as melhores opiniões vem assim, sem nenhuma formalidade, com a pura e simples impressão instintiva de um filme. Filmes, por princípio, são feitos para serem vistos assim, não com uma lente de aumento. Aliás, eu sinceramente espero que não esteja na sua "lista negra de críticos de cinema e música" rs. Tento sempre colocar uma impressão justa, sem ser chato demais nem leviano demais. Espero que tenha consguido até agora.

    Abraços.

    P.S.: Travolta acertou sim, e foi ano passado ainda. Você viu Hairspray? O filme é ele! Vilões são sua especialidade, louco para ver esse filme.

    ResponderExcluir
  3. Não Caio, você não esta na lista negra!! Bem capaz, você é um dos raros críticos que aprecio.
    Compartilho a opinião de que cinema deve ser visto como lazer e não como algo extremamente criterioso.
    Minha lista negra é encabeçada pelos críticos da Veja (a revista mais mau humorada do Brasil).

    Obs: Não vi este filme do John Travolta, mas admito que ele é um ótimo vilão!

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.