segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O orgulho de ser gaúcho

É difícil entender o que é um gaúcho. Boa parte do Brasil não consegue entender o nosso orgulho, as nossas tradições (tão diferentes) e nossa história. Há quem ache que somos traidores da Pátria e fãs de argentinos. Não é nada disso, apenas sofremos uma forte influência do Uruguai e da Argentina, devido à proximidade geográfica. Aliás, o termo gaúcho é atribuido aos homens do pampa, que vagam pelas terras uruguaias, argentinas e brasileiras.

O fato é que não odiamos o Brasil. Amamos nosso país, mas amamos muito nosso Estado.

Há a histórica Guerra dos Farrapos, talvez a maior guerra civil deste país, no meio disso tudo. Fato que até hoje pesa nessa relação. Muitos gaúchos ainda defendem a ideia de emancipação, mas não a maioria, podem ter certeza. Do outro lado, em muitas oportunidades somos taxados de ignorantes e todas nossas conquistas são pouco destacadas ou sofrem deboche (basta ver quando um time daqui é campeão, pra dar um exemplo bem tosco). Pior aind são algumas piadas que ouvimos. Ok, deveríamos entender que são apenas piadas, mas elas geram preconceito. Isso é fato. Não ligo se acham que gaúcho é gay, mas ligo quando isso se torna ofensa, agressão. 
Ninguém entende porque tomamos o amargo chimarrão e todos querem saber o o segredo do churrasco perfeito. Nossos invernos são rigorosos, mas aqui também há verões de calor intenso, apesar de admitirmos que falta beleza em nossas praias. Enchemos a boca pra falar de algum gaúcho que é destaque mundial (Gisele Bündchen, Ronaldinho Gaúcho, Felipão, Daiane dos Santos e etc.).

Uma vez no blog eu disse que sou um gaúcho fracassado. Não gosto de churrasco e nem de chimarrão. Tão pouco sei dançar a chula ou uso bombacha. Porém, quando o hino do Rio Grande toca ou quando vejo nossa bandeira, sinto uma emoção incomum. E, ao visitar outro Estado, faço questão de listar as vantagens de morar no Rio Grande do Sul.

Mesmo não sendo um exemplo de gaúcho eu sou gaúcho e amo ser gaúcho. Nosso sentimento é assim, inexplicável, tal qual são todos os grandes sentimentos.

Motivo do post? 20 de setembro (ontem) foi o dia do gaúcho, em que comemoramos a histórica Guerra dos Farrapos.

Mostremos valor, constância,

Nesta ímpia e injusta guerra;

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda a terra.

5 comentários:

  1. Eu tambem sinto muito orgulho de ser paulista.. quando ando no centro da cidade á noite, vejo as luzes, os edificios.. eu sinto uma tremenda felicidade de fazer parte daqui, de ser paulista... acho que você tambem vai entender.
    e quanto as piadinhas, relaaaaxa... todo mundo tem uma piadinha a respeito do estado em que nasceu! :)
    Mineiro come queixo, vocês comem carne, cariocas fumam baseado, baianos comem rapadura e em são paulo não tem nenhuma comida diferente, mas tem muito baiano, pode crer! HHAHAHAHHAHA :D viu ?

    beeeijo :*
    e ah, obrigada! estava tentando achar a palavra correta e realmente, 'nunca diga nunca' é uma ironia!

    ResponderExcluir
  2. meus olhos encheram de lágrimas lendo esse texto! o orgulho de ser gaúcho é algo incontrolável, e sabe eu tbm não sou uma boa gaúcha... sou uma gaúcha de apartamento como dizem! mas em todos os lugares em que já fui, faço questão de dizer de onde sou!
    :D "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!"

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma gaucha meio revoltada aehuehhae, até hoje queria que essa emancipação tivesse acontecido, eu AMO ser brasileira, este pais caliente, cativante, mas ser gaucha é um degrau a mais para mim.
    Semana passada assisti uma palestra na faculdade, e como era a semana farroupilha o palestrando começou falando sobre esse assunto e terminou a fala assim:
    "PELO BRASIL EU MORRO, MAS PELO RIO GRANDE DO SUL, EU MATO"
    e pra mime essa frase forte, talvez até exagerada, refletiu bem meu sentimento por este estado!

    =D

    ResponderExcluir
  4. Há muito que não passo aqui..e venho para visitar um lugar de bons textos...sempre escrevendo o cotidiano a sua volta...colocando no papel pedaços de sua propia vida...


    parabens


    Ademerson Novais de Andrade

    ResponderExcluir
  5. Vocês tem todo direito de amar aí, nem sabia da fama; o sul é ótimo. SC também.

    Tem selo para o Clube aqui:

    http://www.balasalgada.net/2009/09/caso-bizarrissimo-de-cidade-cheia-de.html


    Beijão.

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.