quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Listas - O melhor de 2009

Agora vamos ao que eu considerei o melhor no último ano da primeira década do segundo milênio (uauuuu).

Susan Boyel
Atire a primeira pedra quem não se emocionou com a história da cantora escocesa. Agora, atire a primeira pedra quem não duvidou do potencial da senhorinha desajeitada e visual desleixado. Susan Boyel calou a boca de muita gente, virou fenômeno na internet e no mundo musical e provou, mais uma vez, que não deveríamos julgar o talento ou a personalidade de ninguém pela beleza. Hoje ela é sucesso, todos a admiram... Antes, ela participava de projetos sociais, ajudava os necessitados. Precisou ela surpreender o mundo com a sua potente voz para que ela recebesse um pouco de atenção e respeito? Sim, infelizmente sim.

Obs.: Até hoje não dá pra entender como ela não venceu o concurso....

Twitter
Até hoje não me rendi ao passarinho azul, mas não tenho como negar que ele foi a sensação do mundo virtual em 2009. Mais ágil, prático e fácil que um blog, o Twiiter trouxe interação entre diversas pessoas. Empresas, jogadores de futebol, astros da música e do cinema, humoristas, estudantes, advogados, publicitários...todos aderiram a esta ferramenta simples, tosca e que proporcionou diversas polêmicas, notícias de primeira mão e discussões acalouradas (lembram da Xuxa xingando a galera pelo erro de português da Sasha-que-foi-educada-com-inglês-apesar-de-morar-no-Brasil?). Acho o Twitter revolucionário, talvez em 2010 eu entre nesta onda. É que eu realmente DETESTO seguir tendências.


Ronaldo
Ronaldo é um fenômeno. Se ele fosse dar atenção a tudo que falam dele, já teria encerrado a carreira na primeira cirurgia que fez no joelho. Foram 3 lesões graves, e ele deu a volta por cima em todas elas. Muitos riram quando o Corinthians anunciou sua contratação, outros novamente duvidaram da capacidade dele conseguir se levantar, poucos apostaram. Eu fui um deles. Confesso que não gosto muito do time do Parque São Jorge, mas este ano me vi vibrando com os gols do gordinho. Aquele primeiro contra o Palmeiras foi emocionante! Depois vieram mais. Ele foi um dos grandes (senão o maior) responsáveis pelos dois títulos ganhos pelo Corinthians. Mais uma vez mostrou que sabe se levantar. Em 2009 ele foi destaque, já que driblou os adversários, os comentaristas maldosos, os escândalos da vida pessoal...
Inovações no Cinema
Nesta década tivemos anos tristes para o cinema. Muitos ramekes, muitas continuações e poucas novidades. Achei 2009 promissor. Pra começar um filme "estrangeiro" foi o grande premiado do Oscar. Sim, "Quem Quer Ser um Milhonário?" recebeu ótimas críticas, foi o estopim para a "febre indiana" que tomou conta do Brasil e do Mundo e já poderia constar na lista dos 1001 filmes para se assistir antes de morrer. Também tivemos histórias inovadora com "O Curioso Caso de Benjamin Button" ou a perfeita animação "Up! Altas Aventuras" e o ano fechou com o revolucionário "Avatar".
Na verdade isso é só uma impressão que tenho, muitos críticos de cinema podem achar que foi um péssimo ano...
Lady Gaga
"P-p-p-poker face, p-p-poker face". O refrãozinho estranho...Mas tão fácil de cantar! Isso é Lady Gaga, que com seus looks bizarros e apresentações inustadas conquistou o mundo em 2009. Acho que do seu disco de estréia, pelo menos 6 músicas (estou chutando) foram hits nas rádios. Chega até ser estranho, pois na Jovem Pan, por exemplo, em uma hora de programação tocam pelo menos duas ou três músicas delas. Eu acho ela muito original, talentosa e esquisita. Dizem que é a nova Madonna (aliás a própria Madonna diz isso), veremos!

CQC
O programa da Band não é uma unanimidade, mas incomoda os políticos e isso já é o suficiente para que ele receba destaque. O legal do CQC é que dificilmente (isso não quer dizer nunca) eles apelam para meninas despidas para conseguir audiência e nem para a falta de respeito (alguém lembrou do Pânico ai?). Este foi o ano da afirmação, já que muitos duvidaram que o programa teria fôlego para existir por mais um ano. Existe e ainda é sucesso. Sabe fazer humor e ser sério quando deve (quantos problemas sociais foram denunciados este ano?). Muitos políticos, como José Genoino - um dos protagonistas do esquecido caso do mensalão, detestam, exatamente por eles saberem tocar nas suas piores feridas. Quanto menos o público souber sobre o que se passa em Brasília, mais tranquilo eles podem fazer suas sacanagens. O CQC, de forma bem sutil, atrapalha essa tranquilidade.


César Cielo
Se a Jamaica tem o homem mais veloz do mundo, o Brasil tem o nadador mais rápido do planeta! Isso deve ser festejado. Por quê? Simples, pois é um país que não investe em "outros" esportes, somente o futebol recebe a atenção do grande público (o vôlei também ganha um espaço). Cielo é um herói, pois seu treinamento, que é feito nos EUA, pois aqui não tem estrutura, é pago por ele e mesmo assim ele levanta a bandeira do nosso país com orgulho e chora quando escuta o hino. Imaginem quantas crianças não vão se inspirar nele? O esporte exige disciplina, dedicação, concentração...o esporte evita que muitos tomem um caminho errado e ainda faz bem pra saúde, por isso o esporte (seja ele qual for) deve sempre ser exaltado.

Copa e Olímpiadas no Brasil
Confesso que até agora não sei se isso é algo para ser comemorado ou lamentado. O fato é que teremos uma Copa em 2014 e as Olímpiadas em 2016. Isso seria perfeito se não fosse o histórico de desvio de verba (como ocorreu no Pan de 2007) que existe no Brasil. Geralmente estes eventos trazem benefícios a quem realiza. Obrigatóriamente as sedes tem que se preparar para receber milhares de turistas. Isso significa melhorias na infraestrutura nas cidades. O problema é que já passou um ano desde o anúncio e aqui em Porto Alegre (uma das sedes da Copa) não há nenhum sinal de que este gigantesco acontecimento vá ocorrer daqui há 5 anos - fora que o governo federal que prometeu ajudar as cidades, já esta tirando seu time de campo e dizendo que cada um tem que se virar, tanto que aqui IA ter metrô, agora não vai ter mais. Resta torcer para isso realmente ser um fato positivo de 2009.


Pensamento Verde
Em 2009 a água começou a bater na bunda da humanidade e ela resolveu aprender a nadar - desculpem a expressão tosca, mas é a que melhor representa a situação. Sim, em 2009 muito se falou sobre como salvar o planeta. Esta cada vez mais na moda usar produtos recicláveis, as pessoas estão começando a entender que houve exageros no consumo e que é preciso mudar para garantir a sobrevivência e soluções começam a ser apontadas. Na verdade, vamos admitir. Isso foi quase que nada. Muito deve ser feito, uma mudança radical de comportamento deve ser adotada para salvarmos este planeta. O polêmico encontro sobre o clima em Copenhague foi desastroso, as nações estão só preocupadas com a economia e não resolveram absolutamente NADA. Mas houve pressão pública e isso já é um começo. Um começo é sempre animador, mesmo quando ele é tímido
Finalmente o São Paulo não foi campeão
Depois de 3 anos seguidos o São Paulo não levantou o caneco do Brasileirão. E foi quase hein. Daí eu fico pensando "por que este tropeço não aconteceu ano passado?". Mérito do Flamengo que conseguiu dar mais graça ao Campeonato Brasileiro.
Bom esta é minha lista de coisas boas do ano. Admito que não é uma grande lista, é mais fácil lembrar do que foi ruim do que o que foi bom. Tanto é que as retrospectivas são compostas 80% por mortes e tragédias.
Enfim, 2009 foi um ano marcante. O mundo teve que se ajeitar para acabar com a crise financeira, grandes pessoas morreram, uma doença matou muitas pessoas e modificou o cotidiano de muita gente, o ambientalismo ganhou destaque e o Brasil está na moda.
2010 é mais que um novo ano, é uma nova década. Por isso espero muitas mudanças...E como bom camaleão que sou, adoro mudar!
Som do Camaleão: Who Knew - Pink
ATENÇÃO: Você já pode receber os posts do Clube do Camaleão por e-mail! Cadastre-se no campo ao lado (Receba as atualizações por e-mail). É simples e prático.

2 comentários:

  1. Ainda não consigo entender porque eu nunca consigo organizar uma lista!

    Enfim, o meu melhor de 2009 é Cesar Cielo, o nosso mais novo herói!

    Bom 2010!

    ResponderExcluir
  2. Conseguiu fazer a lista e postar no teu blog um dia antes de terminar o ano....conceguiu ler 15livros....então quer dizer que tuas metas de 209 foram cumpridas?
    Parabéns!!! e feliz 2010 de preferencia ao meu lado...te amo!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.