terça-feira, 11 de maio de 2010

A Convocação

A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do Planeta. Ah, talvez você discorde, pense nas Olimpíadas. Ok. É um grande evento, mas não é capaz de parar o mundo durante um mês. A Copa para. Todos (menos os Estados Unidos, mas eles adoram contrariar) estão de olho em cada detalhe da Copa. Um lance, um gol, uma polêmica. Tudo que for relevante na competição fica marcado pra sempre na história. Será reprisado inúmeras vezes em qualquer documentário que se fale de futebol. É o momento de consagrar gênios e revelar campeões.
Sim, a Copa é isso tudo e muito mais. Hoje o Brasil, maior campeão de Copas, parou para ouvir atentamente a convocação do técnico Dunga. Houve um minuto de silêncio, ninguém esperava a convocação do Graffite e todos queriam Neymar, Ganso e Ronaldinho. Após este minuto vieram as manifestações furiosas, as condenações. Em poucos minutos a tag #dungaburro já estava nos TT's do Twitter. O momento que deveria ser de festa, deu espaço a indignação.
Bom, confesso que esta não é a Seleção dos meus sonhos, mas tento entender o Dunga. Juro que tento. Acho infantil essa relação que ele tem com os jornalistas, mas não só da parte dele. Eu como gaúcho já senti na pele o ódio mortal que a imprensa paulista (eu disse a imprensa e não os paulistas) tem do nosso futebol e de tudo que vem dele. Sempre que meu time vencia um paulista erámos tachados de violentos, e todo nosso mérito era retirado de maneira injusta. Esta mesma imprensa tem sido injusta com o Dunga. Ele foi campeão da Copa América, da Copa das Confederações e se classificou com folga nas Eliminiatórias. Mesmo assim, poucos foram o que exaltaram o trabalho dele. Ele por sua vez, insistia em querer provar que era bom, que merecia este reconhecimento. Tento acreditar que esta seja a razão para a sua teimosia e para suas respostas ácidas.
O Brasil pedia Ronaldinho Gaúcho. Eu acredito que sou o maior fã do Ronaldinho Gaúcho, fã das antigas. Eu ia ver treino do Grêmio só pra ver ele tocar na bola. Mas eu acho que ele nã omerecia ser convocado. Primeiro porque ele não está jogando tão bem assim (em alguns poucos jogos ele foi bem) e depois ele nunca vesti ua camisa da Seleção com brilho. O Ronaldinho da Seleção é totalmente diferente do Ronaldinho dos clubes, sempre foi.
O Brasil pedia Ganso e Neymar. Eu acho estes meninos da Vila muito folgados, do tipo que adoram debochar do adversário. Acho que Neymar é imaturo, concordo com a não convocação dele, mas penso que Ganso é um jogador mais maduro, mais completo e muito melhor que o Josué. Nem comento o fato de o Adriano estar fora da Seleção. Alguém em sã consciência acha que ele fazia por merecer?
O fato é que não gosto desta Seleção, diferente de outras Copas não vejo brilho, não vejo um referencial para torcer. Talvez, quando chegar a hora, eu me entusiasme. No momento lamento. Minha ligação com a Copa é muito forte, foi a partir de uma Copa (1994) que comecei a gostar de futebol. Fico indignado em saber que desta vez não há nenhum Romário, nenhum Ronaldo ou Ronaldinho para me dar esperança. Podemos ser campeões sim, mas vai faltar aquele talento que desequilibra e que nos dá gosto de torcer.
É culpa do Dunga? Não sei, talvez outro técnico não fizesse tão diferente.

3 comentários:

  1. Alguns, mais sensatos, estão dizendo que o Dunga foi coerente com o trabalho que fez na Seleção. Mas desde o começo, eu fui contra Dunga como técnico da Seleção.
    É claro, estou chateada com alguns nomes, mas isso jamais será motivo para que eu deixe de colocar meu coração em campo quando a Copa começar, de fato.
    E não se preocupe com a imprensa paulista, o preconceito (ou seja lá o que for) não é só contra o pessoal do Sul. Aqui em Minas, já sofremos muito também por conta do eixo Rio-SP.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo nada de futebol, mas AMO a Copa!
    Não tenho muita esperança que ganhemos não, por puro pessimismo, mesmo. Mas é tão BOM torcer! *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pra ser sincera tudo que sei da convocação é que muita gente não gostou dela. Não gosto de futebol, não assisto nem mesmo a copa do mundo. Acho bobo, pra ser sincera. Apesar de ficar fascinada com o sentimento que isso tudo desperta nas pessoas.
    Enfim, o que posso dizer, com meu conhecimento quase nulo sobre o assunto, é que talvez a tal seleção de agora seja até uma surpresa pra nós. Lembro que todo mundo tinha uma enorme esperança na copa passada, com um time de estrelas, e deu no que deu. Não é?

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.