quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Listas - O melhor de 2010

A lição dos mineiros
O desabamento que isolou 33 mineiros a 700 abaixo do solo no Chile tinha tudo pra ser mais uma tragédia do ano. Porém, graças a uma exemplar disciplina e um admirável trabalho de equipe, o episódio terminou com um final feliz. Foi incrível! Os mineiros ficaram 15 dias sem contato coma superfície, com um estoque de comida e água limitado e sem perspectiva de nada. Poderiam ter enlouquecido, ter cedido aos instintos primitivos do ser humano e lutar até a morte por comida e água. Mas eles foram fortes e proporcionaram uma bela lição ao mundo, que acompanhou de perto toda história e se uniu na torcida por um desfecho positivo. A cada mineiro resgatado, aplausos e vibração em qualquer parte do planeta. Baseado neste episódio, ainda consigo acreditar que a a humanidade tem salvação.

Facebook e Twitter
Em 2010 tivemos a consolidação de duas redes sociais no Brasil e no Mundo: Twitter e Facebook. O brasileiro, em sua maioria, ainda prefere o Orkut, mas os números comprovam que ele começa, aos poucos, a migrar para essas redes digamos mais mundiais. O Twitter pautou muita notícia, se tornou o meio de comunicação mais utilizado dos famosos e de algumas empresas, estreitando sua relação com os seus públicos. Já o Facebook atingiu a impressionante marca de 500 milhões de usuários, o que representa 1/3 dos usuários da Internet no mundo. É, sem dúvida, a Rede Social mais famosa do mundo, tanto que até um filme foi lançado contando a história de sua criação. E adivinhem? O filme é um sucesso!


Tropa de Elite e o cinema Nacional
Tropa de Elite 2 foi um fenômeno, bateu praticamente todos os recordes que um filme podia bater no Brasil. E tudo isso é justificável. O filme é excelente, possui um ótimo roteiro, um excelente elenco e, principalmente, escancara uma realidade que incomoda os brasileiros. O Coronel Nascimento virou herói nacional, principalmente depois de espancar um político corrupto. É a cena que todo brasileiro queria ver. Acima de tudo, Tropa de Elite mostrou que é possível fazer um filme de qualidade e consciente ao mesmo tempo – coisa que os americanos tentam muito, mas raramente conseguem. O sucesso de Tropa de Elite foi estupendo, um ícone que premiou o bom ano do cinema Nacional, que finalmente entendeu como conquistar o brasileiro. Além de Tropa de Elite, tivemos outros sucessos como Nosso Lar e lançamentos de muitos (bons) filmes juvenis, antes raros na produção brasileira.

Copa na África
Talvez a qualidade técnica da Copa da África não tenha atendido às expectativas do público, mas vamos admitir: foi uma grande Copa, como há muito tempo não se via. Eu acho que a melhor Copa da década, sem dúvida. Pra começar, foi uma Copa na África, finalmente o mundo olhou ao mesmo tempo para esse Continente que precisa de atenção. Depois, tivemos muitos elementos que marcaram essa competição. Podemos citar as Vuvuzelas (amada por poucos, comentada por todos), as músicas temas (Waka, Waka da Shakira e aquela da Coca-Cola, teve uma boa da Pepsi também), a ressurreição do Uruguai, a Larissa Riquelme querendo aparece a todo custo, Cala a Boca Galvão... Ainda tivemos bons jogos, alguns com uma dose cavalar de emoção, como Gana x Uruguai, por exemplo. Não foi a melhor Copa da história, mas certamente foi uma Copa inesquecível.

O Brasil conquista o Mundo
O Brasil é a nova sensação do mundo. Todo mundo ama o Brasil! Os empresários começaram a nos olhar com carinho, as celebridades resolveram se divertir por aqui, os turistas se apaixonaram pelas paisagens e os diretores de cinema querem gravar seus filmes aqui. Além disso, somos a futura sede da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016! O Brasil é o país da moda!

Evolução na Igreja Católica
Foi um ano de revoluções na Igreja Católica. Pela primeira vez, o Papa pediu perdão pelos abusos sexuais cometidos por padres contra crianças. Também foi em 2010 que a Igreja passou a admitir o uso da camisinha em alguns casos. Com isso, a Igreja assume uma postura mais humilde e dá mostras que quer se adaptar a Mundo contemporâneo.

Fim de alguns conflitos
Neste ano tivemos o fim de conflitos duradores. Os EUA anunciaram a retirada de suas tropas do Iraque, após 7 anos de ocupação e o grupo separatista ETA anunciou um cessar-fogo na Espanha. Conflitos que se arrastavam já sem justificativa. Agora é torcer para que isso ocorra com mais freqüência em 2011.

WikiLeaks
O site WikiLeaks conseguiu duas coisas: assustar muitos governantes com relatórios que divulgam ações antes ocultas da população e provar que a Internet é um mundo livre e sem controle, sem censura. O Estado já não pode influenciar todos os meios de comunicação, o que antes era uma arma para conter crises, virou uma bomba que pode explodir a qualquer momento. O WikiLeaks ainda vai dar muito o que falar, principalmente se surgirem outros sites com proposta semelhante... Será o caos que irá exigir mais transparência dos governantes.

iPad e iPhone 4
Mais uma vez Steve Jobs aparece mal vestido segurando algo que irá mudar o mundo. Isso aconteceu no começo do ano, com a apresentação do iPad, um aparelhinho que muita gente, mais uma vez, duvidou do potencial. Em poucos meses o iPad foi um sucesso de vendas e revolucionou muita coisa no mundo digital. No mesmo ano foi lançado o iPhone 4, o que gerou filas enormes nas madrugadas dos shoppings e também revolucionou. O iPhone comprovou que é o melhor smartphone do mercado, no entanto, já há concorrentes que prometem tirar o seu reinado - o mais destacado é o Gálaxy S, da Samsung. Mesmo assim, a Aple segue sendo a empresa mais inovadora do ramo da informática, criando sistemas e gadgets cada vez mais práticos para o ser humano.

Marina Silva
No Brasil a disputa para presidente sempre foi marcada pela polaridade. Apesar da existência de muitos candidatos, as atenções sempre se voltavam para dois (geralmente do PT e do PSDB). Mas, em 2010, uma mulher de aparência frágil, ex-seringueira e candidata de um partido minúsculo mudou isso. Marina Silva perdeu a eleição, no entanto saiu-se como a maior vencedora dela. Conseguiu 20 milhões de voto, surpreendendo a todos! Marina, que já foi deputada, senadora e ministra, promete como política. Seu jeito sincero, sua fala articulada e suas propostas ao Meio Ambiente conquistaram o brasileiro. Me arrisco a dizer que se houvesse mais um mês de campanha ela teria ido para o segundo turno.

Bom, foi isso que eu consegui lembrar. Deve ter faltado alguma coisa, mas o tempo não me permite ir além. Peço que vocês me ajudem, e tragam algo que eu esqueci.
Como disse anteriormente, 2010 foi um ano estressante, mas de muito aprendizado para mim. Adorei ter crescido com ele e ter me transformado em uma pessoa um pouco melhor. Espero que 2011 traga ainda mais ensinamentos e que eu possa por em prática tudo que aprendi. Desejo a todos um grande Ano Novo! Feliz 2011!


Ta tocando no iPod: I Got a Feeling – Black Eyed Peãs (música destaque de 2010)

5 comentários:

  1. Eu devo ser uma das pouquíssimas pessoas que odiou o fato do Brasil ser sede da Copa e da Olimpíadas, eu bufo de raiva cada vez que vejo algo sobre isso.
    Eu ODEIO o iPad, cê não tem noção, haha. Talvez para os maníacos da informática ele seja mesmo uma super coisa, mas eu não gostei! :D
    E Marina Silva não tenho nem o que dizer dela, ♥

    Feliz Ano Novo, Fabio!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah, Marina com certeza! A melhor coisa que aconteceu esse ano para o Brasil foi ela ter colocado propostas de verdade, e não falatórios inúteis, na disputa presidencial. E, se você quer uma aposta, acho que em 2014 ela já é candidata forte! #ondaderve desde já! ;)

    E fechar com I Gotta Feeling, sem dúvida nenhuma um hino do pop contemporâneo, uma daquelas músicas que o tempo passa imune por... É só esperar pra ver.

    Abraços Fábio!
    Até 2011!

    ResponderExcluir
  3. O ano de 2010 foi marcado por muita coisa. muitos acontecimentos.

    Feliz 2011 pra vc.

    ResponderExcluir
  4. gstei do post
    muitas coisas boas aconteceram em 2010, uma delas, eu ter migrado para o facebook....

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.