quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Listas - O pior de 2010

Eu já entrei em várias discussões sobre se 2010 pertence à década de 2000 ou de 10. Na minha opinião, 2010 já é uma década nova, pois ninguém diz que o ano de 1990 faz parte dos anos 80, por exemplo. Mas há outras teorias, que respeito, mas não aceito. Isso tudo porque ano passado eu defini 2009 como o último ano da década...

Enfim, essa não é a questão. A questão é 2010 está acabando (foi rápido né?) e é hora de analisarmos o que foi bom e o que foi ruim nestes últimos 12 meses. Pra começar, vamos aos piores momentos, pois é sempre bom encerrar com o lado positivo da coisa.

Tragédias naturais

O ano começou mal, com desabamento em Angra dos Reis e um terrível terremoto no Haiti (que seria atingido por um surto de cólera no fim do ano). Pouco depois, o Chile seria vítima de outro poderoso tremor de terra. Isso já era um indício de que o ano seria complicado neste sentido. No Peru, turistas ficaram ilhados devido às fortes chuvas em Machu Picchu. No golfo do México houve um desastroso vazamento de Petróleo. Na Islândia, a erupção de um vulcão causou transtornos aéreos em praticamente todo lado Oeste Europa. Houve chuvas torrencias na China, no Nordeste brasileiro (Alagoas e Pernambuco), no Paquistão. Secas e Queimadas na Rússia. Tsunami, vulcão e terremoto ao mesmo tempo na Indonésia. Não sei se 2010 foi o ano com mais tragédias naturais da história (até acho que não), mas certamente foi o ano em que elas mais foram noticiadas.


Enem
Já ta virando rotina o Enem ter alguma falha que ferra com alguns estudantes. É como se fosse uma pegadinha que está intrínseca ao concurso, uma tradição bizarra que envergonha os brasileiros. O Enem em 2010 foi, mais uma vez, uma piada sem graça.

Caso Bruno
O caso do goleiro Bruno do Flamengo chocou o país, talvez pelo fato dele ser um jogador famoso, capitão do time mais popular do Brasil e que recentemente tinha sido campeão Brasileiro. Bruno e seus amigos foram acusados de matar e ocultar o cadáver de Eliza Samudio, sua ex-amante e mãe de um filho seu. A postura do Bruno no início das investigações foi arrogante, ele chegou a debochar e dizer que ainda ira “rir disso tudo”.  Hoje ele está preso, já foi condenado há 4 anos pelo seqüestro de Eliza (em uma outra situação, meses antes de seu desaparecimento definitivo). É Bruno, não estou vendo risadas.

Brasil na Copa
O Brasil foi campeão das Eliminatórias, vinha de um título das Copa das Confederações e da Copa América, isso sem contar a vitória de 3 a 1 sobre a rival Argentina na Argentina. Tudo isso deveria ser motivo para um otimismo brasileiro em relação à Copa. Porém, já na convocação a torcida ficou desconfiada e temerosa. A Copa foi tensa, uma guerra entre a imprensa e o técnico Dunga (onde surpreendentemente a torcida ficou do lado do treinador). Mas o final foi trágico: uma eliminação precoce diante da Holanda, nas Quartas-de-Final. O brasileiro ficou decepcionado...



Invasão colorida
Eu não tenho nada contra os estilos musicais atuais. Cada um gosta do que achar que é bom. Porém, eu não consigo admitir que bandas como Restart e Hori (que merda de nome é esse?) se identifiquem como roqueiros. Roqueiro não acha tudo fofinho e bonitinho, nem desfila por ai com roupas bonitinhas e coloridinhas... O que também me irrita profundamente é a relação doentia das fãs e o “amor” fake e decorado destes ídolos por elas. Não me levem a mal, sei que reclamar do que é novo é uma mania das gerações passadas, mas não é esse o caso. Eu gosto de muita coisa atual, só lamento pelo que fez sucesso em 2010.

Pulseiras do Sexo
Uma mania idiota que surgiu na Europa virou febre no Brasil. Fedelhos que mal sabem lavar as partes íntimas resolveram sair por ai expondo suas pretensões sexuais. É óbvio que isso não ia acabar bem: uma menina foi estuprada por 3 garotos em Londrina no Paraná por causa das tais pulseiras. Eu fico perplexo como o rumo dos adolescentes, eles estão cada vez maiores, mais desenvolvidos sexualmente, porém com um cérebro cada vez menor e um intelecto de uma lesma.


Sucesso da Geyse Arruda
Eis uma pessoa que se fez de vítima e hoje ri da cara de todo mundo. Na minha opinião, fica cada vez mais claro porque as pessoas se revoltaram com a Geyse Arruda na Uniban. Não me surpreenderia se ela admitisse que foi de provocou (há quem relate que ela levantava o tal vestido) a situação para ficar famosa. Ela já admitiu que forçou o choro em alguns programas de TV. Enquanto eu, você e milhares de pessoa se matam estudando, uma pessoa comprovadamente limitada intelectualmente como a Geyse Arruda vai ficando rica, às custas de um escândalo. No começo ela chorava porque apenas queria estudar, hoje em dia ela nem estuda e nem pensa em estudar.

Tiririca e o nível das Eleições
A eleição do Tiririca foi um dos fatos mais lamentáveis do ano. E não pensem que ele foi o pior dos eleitos, ele apenas foi um ícone. Políticos comprovadamente sujos como Paulo Maluf foram eleitos também. O brasileiro não sabe votar, isso é fato. Alguns alegam que eleger o Tiririca é um ato de protesto. Aham, sei, você vai melhorar o Brasil elegendo um semi-analfabeto que faz piada sobre o cargo de deputado. Belo protesto campeão! Além deste episódio lamentável, tivemos uma eleição pra presidente com um nível baixíssimo. Os dois principais candidatos pouco falaram em projetos e soluções para o Brasil. Optaram pela troca de ofensas e denuncia de escândalos. Lamentável.

Aumento salarial no Congresso
O baixo nível das eleições eram apenas uma prévia do pior momento da política do país. No dia 15 de dezembro o Congresso aprovou um aumento absurdo de 62% no salário dos políticos do Brasil. Enquanto isso, o salário mínimo não chega a R$ 600,00. É justo? Óbvio que não. Cada vez mais eles debocham da nossa cara.

Guerra no Rio
O Rio de Janeiro viveu momentos tensos quando os traficantes resolveram agir no “asfalto”. Sem medo algum, eles desafiaram as autoridades ao promoverem arrastões e queima de veículos na cidade. A cidade entrou em um clima de guerra e todos acompanharam as bem sucedidas invasões na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, talvez as duas favelas mais perigosas do Rio. É claro que isso foi bom, mas será que o mal realmente foi extraído da Cidade Maravilhosa? O tráfico tem raízes fortes, não é com uma machadada que ele vai deixar de existir.
 
Pouca humanidade
O que falar da marinha israelense que atacou sem dó navios que estavam em missão humanitária na faixa de Gaza? E dos atentados terroristas que mataram 38 pessoas na Rússia? O que falar do assassinato do cartunista Glauco e do seu filho? Da condenação à morte por apedrejamento da iraniana Ashtiani? Da guerra sem sentido entre as Coréia? Da menina que recebeu por engano vaselina no lugar de soro? Não há nada pra falar, a não ser que a humanidade está ficando cada vez menos humana...

Morte de José Saramago
Em 2010, perdemos um dos mais brilhantes escritores da nossa história. Saramago era polêmico, corajoso, fraternal e um sujeito de palavras comoventes e intrigantes. O homem que denunciou a cegueira do mundo se foi, mas deixou um legado importante para diversas gerações.


 "Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais." (José Saramago)


 
Então é isso gente. Eu consegui lembrar de algumas coisas, provavelmente me esqueci de outras. Por favor, comentem o que acharam desses fatos e acrescente os que faltaram. Agora o blog tema opção de Curtir do Facebook, eu ficaria muito feliz se ela fosse usada!

Amanhã tem o melhor de 2010.

Ta tocando do iPod:  Lenka – Trouble Is A Friend

2 comentários:

  1. Bom, quanto ao negócio do Rio, eu acho que essa invasão foi meio que uma faca de dois gumes, sabe? Muita gente inocente se ferrou e eu duvido muito da eficácia disso, ninguém sabe se um dia haverá uma vingança ou coisa do tipo. Tava na hora de acabar, eu sei, mas acho que tinha que ser de uma forma mais gradual.
    Sobre o Saramago, eu só tentei ler um livro dele, Ensaio Sobre a Lucidez, eu estava gostando, mas achei a leitura um pouco complexa demais pra minha cabecinha, mas com certeza, o cara era um gênio!

    Não vou falar de tudo, porque não há muito o que comentar, acho que você já falou tudo! :D

    Beijos e até amanhã, então!

    ResponderExcluir
  2. Bom, diriamos que é melhor que retrospectiva da Globo.. ou, que seja... nos lembrou de fatos importantes, imagina que eu já havia esquecido de muitos desses fatos, que trágicos ou nem tanto, são importantes.

    _

    Obrigada por sempre passar. Eu acho que preciso me ativar mais nesse mundo, estive meio perdida. Mas, faz parte...

    Falo com você em breve, então... haha

    Beijos,
    G.

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.