segunda-feira, 28 de março de 2011

Nem queria mesmo

O Ficha Limpa foi adiado, só vai valer em 2012. E daí? Eu nem queria mesmo...
Sério, não acho necessário. Acho comodismo, coisa que brasileiro adora! Culturalmente os brasileiro, não todos , odeiam pensar. Trabalhamos muito e pensamos pouco.
Pra que pensar se esse político é bom ou ruim? "Que tirem os ruins e facilitem o processo"!
Não, não é assim que deveria ser.
Quer evitar que um ficha suja assuma o poder? Aprende a votar!
Mas aprende a votar direito. Não adianta só não votar no sujeito, cuide o partido. Sabe o Tiririca? Além de este palhaço ter sido eleito, levou consigo mais 3 deputados, que nem receberam muitos votos assim.
Você sabe quem são? Nem eu. E tem gente crente que fez certo, que classifica o voto no Tiririca como “voto de protesto”. Ó gênios! Protestem de um jeito menos preguiçoso, protestem votando em pessoas que mereçam votos.
Isso só comprova que votar é difícil, é complicado, exige dedicação do eleitor.
Quantas pessoas estão dispostas a ter este trabalho? Então, o Ficha Limpa surge como um facilitador e não como um esclarecedor que ele deveria ser. Quando entrar em vigor, o Ficha Limpa será  visto como a solução de todos os problemas eleitorais e tornará o eleitor mais preguiçoso, ele vai achar que todos os candidatos são bons, já que passaram pela malha do Ficha Limpa.
Vamos acabar com essa ilusão! O Ficha Limpa não vai garantir nada, absolutamente NADA. Quem decide é o Supremo Tribunal Eleitoral (como fizeram agora)! Se um babaca desses entra com um recurso e bons advogados, passa por cima do Ficha Limpa fácil, fácil... Aliás, sabemos que ele nem precisa disso, pode arranjar um meio muio mais fácil de burlar a lei. 

É claro que reconheço a boa intenção do Ficha Limpa, até acho que seria uma baita lei se fosse bem interpretada. Mas não é! Acho um absurdo as pessoas dependerem dela, achar que tudo está perdido porque o Ficha Limpa foi adiado!

Não Brasil, o que está sendo adiado há muito tempo é a formação de eleitores conscientes. Isso é muito mais importante do que qualquer lei.

OBS.: A falta de comentários pode fazer mal à saúde. Estou emagrecendo.

Ta tocando no iPod: Rise – Eddie Vedder

3 comentários:

  1. Tua lucidez é perfeita. Adoro ler isso e ver que o mundo ainda tem esperança.

    ResponderExcluir
  2. Foi-se o tempo que eu tinha ânimo pra discutir política. :T
    Acho que todo candidato devia passar por um tipo de prova e apenas os aprovados serem votados.

    ResponderExcluir
  3. O que você disse faz todo o sentido! É a velha política brasileira de remediar os sintomas, e não tratar da doença. Outro exemplo bem claro são as cotas para estudantes de escolas públicas nas faculdade. Ao invés de investir para melhorar o ensino público, os governantes preferem garantir vaga fácil para quem teve uma formação deficiente (formação essa que não é "culpa" de ninguém, senão do próprio governo!).

    O Ficha Limpa faz mais ou menos a mesma coisa com o processo eleitoral, não? Por isso que eu acho que o único jeito do nosso país ir pra frente é investir na educação, e não é em infra-estrutura, é em tornar os jovens conscientes de mundo, abrir a cabeça deles pra arte, cultura, política, além da "matéria" sabe? Num tempo em que informação é fácil de conseguir, ainda é preciso de alguém que incentive as pessoas a procurar. Senão toda a virtude da Internet como meio de comunicação é em vão.

    Abraço Fábio! Excelente post! (:

    ResponderExcluir

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.