quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tutorial: Como mudar o mundo

Muitas vezes você se sente impotente diante de tantas notícias ruins. Eu te entendo, a maioria das pessoas sente o mesmo. Ficamos tristes quando EUA bombardeiam um país do Oriente Médio sem uma razão consistente. Choramos quando recebemos e-mails sobre a fome na África, e-mails recheados de fotos chocantes e músicas tristes. Também nos comovemos com os dramas expostos em programas de baixa qualidade, que usam as nossas emoções para garantir alguns pontos de audiência. Sem falar da dó que sentimos dos ursos polares se equilibrando em pequenos blocos de gelo.
Enfim, somos bombardeados com notícias ruins sobre o mundo e isso nos faz querer mudar este cenário. Em um ataque de entusiasmo, decidimos que vamos revolucionar! Vamos chutar o balde e trazer o sorriso aos pobres, acabar com as injustiças e salvar o Meio Ambiente. Mas isso não dura 10 minutos. Aí vem a frustração e a acomodação.

Eis aqui a solução para este problema. Um tutorial desenvolvido pela nossa equipe de pensadores que fará VOCÊ mudar o mundo. Preste atenção em TODOS os passos. É mais fácil do que você imagina.

PASSO 1: Defina um objetivo.
Nem o Super-Homem, que tem poderes fantásticos, resolve todos os problemas do mundo. Você não vai resolver nenhum se tentar abraçar todos. Agora, se tiver um foco, um objetivo, isso vai facilitar as coisas.

PASSO 2: Doar não é a solução pra tudo
Tem gente que doa uma roupa velha para uma campanha de Inverno e se acha O benfeitor. Psss... Doar por doar não te faz um cara bom. Doar com carinho sim. Não adianta você doar para se livrar do peso na consciência. Você precisa abraçar o problema, ir além das necessidades financeiras que ele tem.

PASSO 3: Sorria
O mundo precisa de felicidade. De sorrisos. Se você quer ajudar o mundo, faça isso sorrindo. Não seja um tonto sorridente, mas saiba valorizar o sorriso que tem. Sorrir para quem tem um problema (não um sorriso debochado, por favor) pode ser a melhor ajuda que existe. Sorria mais, encare os problemas com alegria. O mundo gira a seu favor quando você faz isso.

PASSO 4: Não vai ser fácil
Pare de achar que as coisas vão simplesmente acontecer. Fazer o bem é difícil, você precisa aceitar isso. Nada acontece como aqueles clipes musicais de comédias românticas (onde tudo se resolve em 1 minuto). Lembre-se: você está nadando contra a maré. Provavelmente muita coisa vai dar errado no seu caminho, leve isso na boa, como se fizesse parte do plano

PASSO 5: Seja exemplar, mas não seja chato
Este é um dos passos mais complicados. A maioria dos caras bem intencionados não são levados a sério por serem muito chatos. E ninguém ouve ou segue alguém chato. Todo mundo quer distância do chato. Bom, a exceção são os outros chatos. Aí temos um grupo de chatos, o que dificulta ainda mais a missão.
Um dos maiores defeitos desses chatos é recriminar tudo. É achar que todo ato de diversão é causa de um problema mundial. Claro que você precisa ser consciente, mas isso volta ao passo 1: você precisa ter um foco, uma causa. Perder o foco e abraçar tudo pode afastar as pessoas que podem se interessar pela sua causa. Faça o que achar que é certo, mas não tente convencer as pessoas a fazer TUDO que você faz, nem lance um discurso a cada atitude que ela toma.  

PASSO 6: Mude o SEU mundo
Preste atenção neste passo final do nosso tutorial.
Quer saber? Você não vai mudar o mundo. Não do jeito que você pensa.
Não fique assim, o mundo tem solução, mas você sozinho não é essa solução. A solução depende de muito mais pessoas. Não adianta você chorar pelos órfãos do Afeganistão e sentir-se inútil por não poder fazer muita coisa por eles. Faça melhor, olhe os órfãos que estão na sua cidade, perto de você. Não pense em soluções heróicas, pois elas dificilmente funcionam. O mundo só vai mudar quando você cativar pessoas, que irão cativar outras pessoas. É um efeito multiplicador, que FUNCIONA. 
Quando você ajuda um desconhecido, você faz algo inusitado, algo que deixa ele feliz.  O grande mal do mundo é a desconfiança das pessoas. Ninguém acredita mais em ninguém, e isso no torna egoístas. O egoísmo nos torna incapaz de fazer o bem. VOCÊ pode acabar com isso ao chutar a bunda dessa regra estúpida que foi ficando, foi ficando, até se tornar verdade.
VOCÊ pode ser a pessoa que irá trazer a confiança de volta às pessoas. Com pequenos gestos, você irá começar uma mudança que pode refletir em lugares que você nem imagina. Mude o SEU mundo. Mude o que você PODE mudar.
Seguindo estes passos, você certamente mudará alguma coisa no mundo. 


Tá tocando no iPod: Back to Black - Amy Winehouse 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por estar aqui.
Comente! Afinal este espaço também é seu.